Modelo ajuda escritório tradicional a expandir carteira de clientes, mas é preciso avaliar cenário e agir de forma consultiva

Uma estratégia que vem sendo adotada por escritórios contábeis tradicionais já estabelecidos é a ampliação de serviços oferecidos em meio digital. A contabilidade online é uma opção vantajosa para muitos, no entanto, é preciso avaliar a maneira certa de ingressar no meio digital e qual o público-alvo que o escritório pretende atingir para que a estratégia dê certo.

Como já escrevemos no texto Mitos e verdades da contabilidade online, a escolha por essa modalidade vai muito além da questão financeira. É verdade que ela pode ser uma opção mais barata, principalmente porque a interação direta com o cliente por meio de telefonemas e reuniões presenciais é menor. No entanto, nem todos os modelos de empresa funcionam bem com a contabilidade online. Por isso, antes de pensar em ampliar a presença do seu escritório em meio digital, avalie os prós e contras a seguir.

 

Prós:

Ampliação da carteira de clientes: a contabilidade online abre um novo leque de empresas que têm perfil para esse modelo de trabalho, o que ajuda o escritório contábil tradicional a expandir sua carteira e, consequentemente, ampliar o faturamento e a fatia de mercado.

Redução de custos: como o modelo tende a ser mais barato, já que concentra os serviços de forma online, representa uma opção de racionalização de custos para o escritório contábil. Essa economia pode, inclusive, ser investida em marketing digital para ampliar a carteira de clientes.

 

Contras:

Clientes do modelo tradicional querem migrar para o modelo online pelo valor: o valor menor de investimento no serviço pode ser um atrativo, mas cabe ao escritório contábil atuar como consultor do cliente para explicar, com base na experiência anterior de prestação do serviço, se o modelo é adequado para ele.

Perfil do contador: muitas vezes o contador tradicional pode não ser o mais indicado para a prestação do serviço online, o que exigirá treinamento diferenciado ou contratações imediatas que devem ser avaliadas cuidadosamente pelo escritório contábil. É preciso analisar se esse é o momento correto, traçando um cenário de retorno do investimento.

Como toda mudança de estratégia de negócio, é preciso antes determinar quais são os objetivos da contabilidade online no seu escritório e como você irá atingi-los. De forma estudada e racional, a mudança traz benefícios e amplia a participação do seu escritório contábil em meio digital – ambiente que só cresce com o avanço acelerado da tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *