Atua há anos no âmbito digital, mas percebe que não tem conquistado a autoridade que deseja nesse ambiente? Veja então o texto a seguir e conheça alguns passos que você pode adotar para destacar o seu negócio nesse universo!

Com a proliferação das mídias sociais e estratégias de marketing de conteúdo, depender do boca a boca para atrair novos clientes para sua empresa de contabilidade pode não ser mais o suficiente.

Não apenas os clientes em potencial têm pouco tempo, como também estão sendo inundados com informações sobre serviços contábeis de empresas rivais e convites para levar seus negócios para outros lugares.

Como resultado, empresas de contabilidade de todos os portes não devem considerar o investimento em marketing como uma despesa, mas uma ferramenta essencial para o crescimento e uma maneira de aumentar os resultados da organização.

A chave, no entanto, é conseguir um avanço em um mercado cada vez mais desordenado e altamente competitivo. Com isso em mente, preparamos o artigo a seguir em que apresentamos 7 dicas para que a sua empresa de contabilidade alcance resultados efetivos no marketing digital e se destaque da concorrência.

Boa leitura!

 

 

1 – Criando identidade de marca

 

Para que sua empresa de contabilidade se torne uma marca reconhecível e confiável, é necessário que você crie uma identidade de marca bonita, confiável e diferenciada. Logotipo, cartão de visitas, esquema de cores, entre outros, fazem parte da identidade da sua marca, e isso pode ajudar os seus clientes a se lembrarem facilmente da sua empresa no futuro.

Esse é um investimento essencial para começar os seus esforços de marketing. Por isso, busque uma agência de marketing profissional para criar a sua identidade visual — ou seja, não delegue essa função tão importante para aquele seu sobrinho talentoso.

 

 

2 – Defina seu público-alvo

 

Não importa qual seja o meio de marketing que você esteja usando, identificar seu público-alvo é obrigatório. Descubra os dados demográficos do seu público-alvo, os seus interesses, os locais que visitam frequentemente, e tudo mais que você puder descobrir, e, em seguida, comercialize o seu serviço tendo em conta estes aspectos. O importante é que as pessoas certas conheçam a sua empresa para e contratem os seus serviços de contabilidade.

 

 

3 – Seja inteligente em relação ao orçamento

 

Para fazer o seu marketing ser efetivo, seu orçamento de publicidade precisa ser adequado para o planejamento de marketing escolhido. Pesquise e planeje adequadamente o meio que deseja usar, o orçamento necessário e o público-alvo que você quer atingir.

Não se comprometa em longo prazo nos primeiros dias com qualquer meio de publicidade. Faça o anúncio por alguns dias e veja a resposta das pessoas. Se o custo de aquisição por cliente for alto, tente usar outra mídia para não atrapalhar seu orçamento.

 

 

4 – Use e abuse do marketing por e-mail

 

Você pode enviar e-mails semanais ou quinzenais para os seus clientes e leads (pessoas interessadas nos seus serviços). Certifique-se de que o conteúdo do seu e-mail é relevante para o seu público-alvo para criar engajamento. Compartilhe com eles ideias sobre como expandir seus negócios, definir orçamento, gerenciar despesas, etc.

Além disso, independente de ser um cliente ou lead, é sempre útil enviar um lembrete por e-mail sobre os principais prazos durante o período contábil, como a aproximação do fim do prazo de declaração do imposto de renda. É interessante também definir um lembrete automático para seus clientes para a próxima auditoria.

Por fim, use o e-mail para personalizar a comunicação. Enviar um e-mail para o seu cliente no dia de aniversário dele ou no aniversário da primeira vez que vocês fizeram negócios pode ajudar a manter um contato pessoal com ele. Assim, é essencial ter todas essas informações anotadas para que você possa estabelecer uma rotina automática para essas ocasiões.

 

 

5 – Consiga referências

 

Seus clientes atuais podem ser seu maior investimento de marketing. Manter um relacionamento saudável com seus clientes e solicitar que indiquem seus serviços de contabilidade para outras pessoas que eles conhecem é a melhor (e mais barata) maneira de conseguir novos clientes sólidos.

Por isso, não hesite em pedir a seus clientes que o encaminhem para outras pessoas. Se o seu cliente atual indica a sua empresa para alguém que ele conhece, então automaticamente há uma dose extra de confiança em relação à sua empresa na mente do seu futuro cliente. Lembre-se: o boca a boca dos seus clientes é parte da sua estratégia de marketing, não um fim em si.

 

 

6 – Invista no marketing nas redes sociais

 

A maioria dos seus clientes está nas redes sociais e, portanto, você deve estar nelas também. Com várias opções de plataformas sociais disponíveis, escolha sabiamente em quais redes você quer estar.

A melhor maneira de saber qual rede social você precisa ter é pesquisar onde a maioria dos seus clientes interagem e começar a se conectar com eles por lá.

Enquanto você cria seus perfis nas redes sociais, garanta que as fotos de capa de suas contas de mídia social sejam cativantes e representem sua organização, que as suas postagens sejam informativas e que as opiniões que forem expressadas em seus canais oficiais sejam interessantes e profissionais.

 

 

Aqui estão algumas plataformas sociais que você pode participar:

 

LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social para profissionais. É obrigatório que qualquer empresa de contabilidade esteja no LinkedIn se realmente desejar se conectar com outras empresas e clientes em potencial. Para criar uma estratégia de sucesso do LinkedIn, é preciso se conectar com seus clientes, participar de grupos de contabilidade e postar regularmente dicas contábeis e conquistas de sua empresa.

 

Facebook

Esta é a maior rede social do planeta e certamente é um lugar onde seu cliente pode estar presente. O que você deve ter em mente enquanto mantém uma página no Facebook é manter a postagem regular, envolver seu público e mirar no seu público-alvo ao promover a sua página.

 

Twitter

O Twitter tem crescido no Brasil, e o seu alcance para promover a sua empresa de contabilidade — e conversar diretamente com o seu público — é valioso. Então dê dicas e curiosidades, informe sobre novidades contábeis, responda às perguntas das pessoas e crie um perfil atraente para novos clientes.

 

 

7 – Tenha um site

 

Na era digital, em que as pessoas pesquisam tudo na internet, é preciso ter presença online — e ninguém duvida disso. Para que seu site se destaque dos concorrentes, no entanto, é necessário que seu design seja intuitivo e o conteúdo único e útil para os visitantes.

Para obter um design que seja exclusivo e eficiente, você pode pedir para sua agência de marketing que integre a produção do seu site com a criação da identidade visual, tudo feito por profissionais experientes.

Para o conteúdo do seu site, recomendamos que você contrate um profissional ou uma agência especializada em marketing de conteúdo (inbound marketing) e explique o conteúdo que deseja para o seu site.

Viu só como estruturar o marketing da sua empresa de contabilidade é mais simples do que parece? Essas são dicas elementares, mas existem outras informações que você pode usar para fazer a sua empresa crescer ainda mais.

 

 

Fonte: Blog Contabilidade Cidadã

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *