A transformação digital da contabilidade

O ano de 2020 será lembrado por décadas, mas não apenas pelos impactos negativos da covid-19: este será também um ano em que a tecnologia sairá definitivamente vitoriosa.

Embora nem toda previsão necessariamente se confirme, não há dúvidas de que elas apontam para um futuro que se aproxima cada vez mais em todas as áreas dos negócios – da logística ao agronegócio, da advocacia ao marketing, até a contabilidade.

Mas como mensurar esse avanço, em específico, no caso dos contadores?


Tarefas manuais e automatizadas na contabilidade

De acordo com um estudo do Instituto de Contadores dos Estados Unidos (Institute of Management Accountants), um terço das contabilidades gastam entre 51% até 75% do tempo realizando atividades repetitivas e de baixo valor. Além disso, 56% dos entrevistados concordaram que muitas das tarefas poderiam ser automatizadas, o que ajudaria no aumento constante da carga de trabalho.

Isso significa, principalmente, que apesar da tecnologia ter avançado muito nos últimos anos, a contabilidade é uma carreira que a abraça mais lentamente do que outras: os profissionais ainda gastam tempo em processos e práticas que não se alinham às expectativas e às ferramentas disponíveis hoje.

No entanto, essa realidade tem mudado em muitos centros do país por meio da transformação digital ou, em outro termo, de contabilidade 4.0. Mas o que isso significa?

Em poucas palavras, é a presença cada vez mais intensa de ferramentas digitais no trabalho cotidiano, muitas delas inclusive assumindo tarefas integrais que hoje são realizadas por pessoas, como elaborar relatórios, coletar dados ou produzir análises mais simples.

Tecnologias como a Big Data e Inteligência Artificial são as principais forças deste novo momento em que a inovação, a agilidade e a precisão são elementos fundamentais para qualquer área do mundo dos negócios.

A sigla 4.0 é tomada de empréstimo de um fenômeno anterior, a Indústria 4.0, que é assim chamada desde o início da década e que busca colocar em interação humanos com robôs em ambientes de fluxos da dados e em cadeias de valor globais. Para isso, ela se vale de ferramentas como a Internet das Coisas (IoT, em inglês), a IA, chatbots ou os menos conhecidos Cyber-Physical Systems (CPS).

Quando relacionada à contabilidade, a sigla também aponta para a necessidade de uma adaptação complexa, que envolve a redefinição de todo o sistema contábil, assim como as estratégias operacionais.


A mudança no perfil do contador

Todo esse cenário em transformação exige, portanto, uma mudança também no perfil profissional dos contadores. Apesar de ser um mercado de trabalho promissor no Brasil – emprega 93% das pessoas formadas na área, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) –, a busca das empresas é cada vez mais por pessoas que estejam adaptadas às novas tecnologias e tenham fluência nas linguagens digitais, sem contar as cada vez mais importantes habilidades comunicacionais e o senso de colaboração em equipe.

Um relatório recente da gigante consultoria estadunidense McKinsey conclui que a eficiência é a maior necessidade das empresas como um todo hoje no mundo – e que, para se chegar até ela, é preciso toda uma nova gama de habilidades.

No entanto, as organizações também parecem dispostas a pagarem mais por profissionais prontos para toda a transformação em curso: nos Estados Unidos, a consultoria Hackett publicou uma pesquisa mostrando que elas pagam até 24% mais para talentos que se alinham às novas demandas. No Brasil, o fenômeno é parecido: se a demanda já é grande por contadores, os que podem oferecer conhecimento e habilidades digitais estão certamente na dianteira no mercado de trabalho.


A tecnologia e a carreira contábil

Se a tecnologia vai mudar ou não a carreira profissional do contador não é mais uma questão, mas um fato. Não é sequer necessário esperar pelo futuro em que isso acontecerá, já que esse tempo é o agora.

Por isso, os estudantes de contabilidade hoje e os profissionais contábeis devem ter em mente que é fundamental o acesso a esse novo universo de potencialidades da atividade e que só é possível por meio das novas ferramentas. Esse é um fenômeno comum para muitos papéis diferentes dentro da carreira.

Os gerentes financeiros, por exemplo, não são mais aqueles profissionais responsáveis pelas finanças de suas empresas. Hoje, ao contrário, a tecnologia permite que eles sejam parceiros estratégicos dos negócios como um todo, com decisões de dono impactando toda a administração empresarial. Os gerentes financeiros do futuro são agentes de mudança também, já que devem guiar suas equipes em direção à automação e à análise de dados como fator para tomar decisões.

A mesma coisa com o controller: se espera desse profissional nada menos do que um entendimento amplo da tecnologia existente no mercado que pode ajudar sua empresa a ser mais eficiente em seus processos internos. Enquanto seu papel continuará a ser fundamental para as operações financeiras e contábeis da empresa, ele precisará também estar cada vez mais amparado por dados e processos automatizados que, inclusive, lhe darão tempo para gerir sua área.

Por fim, o gerente contábil, em meio à transformação digital, precisa estar pronto para manusear uma vasta quantidade de informações, sintetizá-las e entregar resultados de forma clara e que encaminhem as decisões da empresa como um todo. Eles serão os responsáveis por mostrar a importância dessa mudança de cultura, ao lado do gerente financeiro, e de otimizar o uso da tecnologia como o controller.


A mudança da transformação digital

A transformação digital vai mudar o foco sobre a contabilidade em todos os níveis, como uma ênfase maior em otimização de processos e na busca sempre orientada em dados que serão sintetizados por ferramentas capazes de assumir essa tarefa.

Assim, menos tempo será gasto na elaboração de relatórios, o que permitirá, por exemplo, que os resultados sejam analisados por mais gente e com mais precisão.

Além disso, os contadores terão, enfim, mais tempo para focar no crescimento e gerenciamento da empresa ou dos seus clientes, propondo ideias, sugerindo mudanças institucionais ou tornando a gestão contábil mais dinâmica.

O foco será em criar valor, fazendo, da mesma forma, com que os contadores sejam mais valorizados, engajados e completos. E você? Onde está nessa transformação?


Escritório Inteligente: ferramentas ideal para Transformação Digital

Porém, para entrar na transformação digital é necessário ter uma ferramenta que facilite o seu dia a dia e te da segurança para trabalhar os dados de forma assertiva.

Por isso, apresentamos as soluções do Escritório Inteligente, para otimizar o seu processo. Com a gente você terá a real integração contábil e a velocidade nos processos terceirizados.

Com as ferramentas que o Escritório Inteligente oferece, você conseguirá entregar também o serviço de BPO Financeiro e Recuperação de Créditos Tributários para o seu cliente de maneira rápida e simples.

– EiApp

Aproximar o contador de seu cliente é o objetivo do eiApp. Lançado em outubro, o app é gratuito para clientes do contador e vem com funcionalidades que substituem, por exemplo, a troca de e-mails, o serviço de entrega de documentos e entre outras. O eiApp está disponível para iOS e Android.

“Nosso diferencial é a disponibilidade da informação. O contador e seu cliente tem disponíveis os dados do seu negócio na palma de sua mão”.


Bom, com esse artigo você percebeu que é importante para o futuro da contabilidade atuar de forma estratégica e consultiva. As Soluções do Escritório Inteligente estão preparadas para te ajudar a atuar nessa perspectiva.

Clique e solicite uma apresentação grátis!







O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é blog-telegram-transforme-sua-contabilidade.png

Inscreva-se no Canal Telegram “Transforme sua Contabilidade” e fique atualizado.

Compartilhe este post

Mais lidos

Leia Mais

Siga-nos

Escritório Inteligente 2019 © | Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela C3dweb

11. 4522-3466 | 11. 98978-4065

comercial@escritoriointeligente.com

São Paulo - Brasil