BPO financeiro: saiba como começar e os principais benefícios

Você conhece a terceirização do setor financeiro ou BPO Financeiro e sabe quais são os seus principais benefícios?

Atualmente, uma das principais tendências no mercado é o que conhecemos como terceirização do setor financeiro. A prática apresenta diversas vantagens tanto para um escritório contábil como também para os seus clientes.

No entanto, o BPO Financeiro ainda pode passar por despercebido por parte dos empreendedores contábeis. Isso acaba fazendo com que eles precisem lidar constantemente com dificuldades para se adaptar ao mercado e captar novos clientes.

Dessa forma, que tal conhecer mais sobre o assunto? Leia este artigo e descubra quais são as suas vantagens para uma contabilidade e para os seus clientes.




O que é o BPO Financeiro?

O termo BPO vem de Business Process Outsourcing que, traduzindo para o português, diz respeito à terceirização dos processos de um negócio.

Dessa forma, quando falamos em BPO Financeiro, estamos nos referindo à terceirização do setor financeiro de uma empresa.

Sendo assim, uma empresa, ao optar pelo BPO Financeiro, passa a responsabilidade das suas finanças à um serviço especializado. São diversos processos realizados pelos profissionais especializados no assunto, como:

  • Gestão de contas a pagar e a receber;
  • Emissão tanto de relatórios como de notas fiscais;
  • Processos como a conciliação bancária;
  • Transações financeiras;
  • Gestão de documentos de uma empresa;
  • Dentre outros.

Portanto, todo o setor financeiro de uma empresa acaba ficando nas mãos de um serviço especializado, como uma contabilidade.

No entanto, como e por que terceirizar o setor financeiro da minha empresa? Vamos compreender agora os motivos que levam um negócio a contratar um BPO Financeiro para cuidar das suas finanças.


Como implementar o serviço BPO Financeiro?

Toda e qualquer empresa, independentemente do seu setor e tamanho, precisa lidar constantemente com diversos setores.

Acontece que, com a grande quantidade de tarefas, os empreendedores acabam não dando conta de administrar toda a sua empresa com excelência.

Dados mostram que é cada vez maior o número de empresas que se encontram com dificuldades financeiras.

Dessa maneira, os escritórios contábeis encontram uma excelente oportunidade por meio do BPO Financeiro, uma vez que podem encontrar uma grande demanda de clientes no mercado. No entanto, você sabe como a sua contabilidade pode começar a investir nesse serviço?




Analise as suas finanças

Vamos por partes! O primeiro passo é analisar como estão as finanças do seu escritório, fazendo um teste para identificar como ele pode lidar com os seus clientes.

Sendo assim, é de extrema importância entender como funciona um sistema financeiro de sucesso. É necessário concordar que torna-se inviável oferecer um serviço de BPO Financeiro, sendo que as finanças da sua contabilidade estão uma bagunça.

Dessa forma, utilize o seu próprio escritório como um case de sucesso para, assim, começar a oferecer o serviço de terceirização no mercado. 

Após identificar a viabilidade do seu escritório para oferecer o serviço, chegou a hora de buscar por clientes no mercado. 


Comece por clientes menores

Agora que o seu escritório de contabilidade já se encontra apto para investir no BPO Financeiro, como começar a oferecer os seus serviços?

A nossa sugestão é que o seu escritório comece com clientes que exigem uma baixa complexidade, como também clientes que se encontram com um setor financeiro desorganizado.

Ou seja, clientes que demandam alguns processos mais simples, como a gestão e geração de contas a pagar e a receber se apresentam como um grande potencial no início.

A medida que o seu escritório for se estabilizando no mercado no segmento de terceirização do setor financeiro, será possível investir em clientes maiores. Processos mais complexos como a conciliação bancária exigem um alto nível de expertise dos profissionais. 


Avalie os seus serviços

É fundamental fazer constantes avaliações do BPO Financeiro oferecido por uma contabilidade. O intuito é analisar a qualidade e a eficácia dos seus serviços.

Sendo assim, é possível identificar a possibilidade de oferecer outros serviços do BPO Financeiro para clientes maiores.

O ideal é, a medida que a sua contabilidade for captando novos clientes, o serviço de terceirização financeira se torne cada vez melhor.




Por que investir no BPO Financeiro?

Os escritórios de contabilidade estão encontrando cada vez mais dificuldades em se manter no mercado.

Isso se dá pela alta competitividade e o aumento no número de concorrentes. O que faz com que todo escritório contábil procure estabelecer um diferencial competitivo correspondente ao seu negócio.

Sendo assim, aquela contabilidade que oferece um serviço cada vez mais qualificado pode se sobressair no mercado. Até porque existe uma grande demanda pelos serviços contábeis, como o BPO Financeiro.

Além disso, é fundamental que um escritório contábil busque oferecer mais de um serviço, podendo assim captar um número maior de leads.

Ou seja, ao expandir as áreas de atuação de uma contabilidade, investindo no BPO Financeiro, é possível aumentar a cartela de clientes.

Portanto, conheça agora algumas das principais vantagens do BPO Financeiro para um escritório de contabilidade:

  • Aumento do faturamento;
  • Maior valor aos seus serviços;
  • Melhora dos processos financeiros internos;
  • Identificação de pontos que podem melhorar;
  • Fornecimento de informações de maneira mais ágil e precisa;
  • Aumento na segurança no âmbito jurídico;
  • Dentre outros.

Desse modo, é de extrema importância identificar quais os benefícios encontrados por uma contabilidade no BPO Financeiro. O intuito é entender quais motivos podem levar o seu escritório a investir neste serviço.

Além disso, a terceirização do setor financeiro também apresenta uma enorme quantidade de vantagens para as demais empresas. Qual tal conhecê-las agora?


Vantagens da terceirização financeira para as empresas

Os benefícios do BPO Financeiro vão muito além dos escritórios de contabilidade. Eles acabam abrangendo as empresas contratantes também!

Dessa forma, é possível encontrar uma grande demanda de clientes no mercado à procura da terceirização do seu setor financeiro.

Conheça agora algumas das principais vantagens encontradas na contratação deste serviço nas empresas:

  • Economia de gastos;
  • Otimização de processos;
  • Aumento na produtividade em outros setores;
  • Segurança e confiança financeira;
  • Tomada de decisão mais assertiva;
  • Dentre outros.

Ao deixar o controle das suas finanças nas mãos de profissionais especializados, as empresas podem investir em outros processos, proporcionando assim uma maior harmonia entre todos os seus setores.

Se o seu escritório contábil ainda não pensou na possibilidade de investir neste serviço, o que você está esperando?


Escritório Inteligente: ferramenta ideal para o BPO Financeiro

Porém, para fazer essa análise é necessário ter uma ferramenta que facilite o seu dia a dia e te da segurança para trabalhar os dados de forma assertiva.

Por isso, apresentamos as soluções do Escritório Inteligente, para otimizar o seu processo. Com a gente você terá a real integração contábil e a velocidade nos processos terceirizados.

Com as ferramentas que o Escritório Inteligente oferece, você conseguirá entregar o serviço de BPO Financeiro para o seu cliente de maneira rápida e simples.

Bom, com esse artigo você percebeu que é importante para o futuro da contabilidade atuar de forma estratégica e consultiva. As Soluções do Escritório Inteligente estão preparadas para te ajudar a atuar nessa perspectiva.

Quer começar agora a fazer o BPO Financeiro dos seus clientes e atuar de forma estratégica? Entre em contato com a gente que podemos te ajudar.

Além disso, siga as nossas redes sociais e compartilhe tudo o que você vê por lá com os seus amigos!

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais lidos

Leia Mais

Siga-nos

11. 4522-3466 | 11. 97629-7772

comercial@escritoriointeligente.com

Av. Henrique Andrés, 68 - Centro - Jundiaí, SP