Contabilidade 4.0: tendências de primavera

Vivemos atualmente num mundo onde a tecnologia desempenha um papel cada vez mais relevante, seja na vida das pessoas, seja no setor da contabilidade ou no mundo empresarial.

Fruto desta evolução, a transformação digital tem sido cada vez mais adotada pelas empresas, que procuram acompanhar as novas tendências para se manterem competitivas.

No caso dos escritórios de contabilidade, a evolução está também cada vez mais presente, fruto de uma digitalização cada vez mais necessária para simplificar os processos e para tornar o trabalho do contabilista cada vez mais relevante.
O conceito de contabilidade 4.0 ganha assim cada vez mais força junto dos profissionais, sendo uma das grandes tendências para os próximos tempos.


O que é a Contabilidade 4.0?

Com ligação à indústria 4.0, o conceito de contabilidade 4.0 é uma tendência que surgiu com a transformação digital e que procura, através do uso da tecnologia, modernizar, otimizar e automatizar o trabalho dos contabilistas certificados.

De entre as várias tarefas que são automatizadas neste processo, destacam-se:

  • Receção automática de faturas e documentos
  • Apuração automática de impostos e encargos
  • Obtenção de insights para apoio à tomada de decisão
  • Integração entre ferramentas e plataformas

Através desta evolução, é possível ao contabilista perder menos tempo em tarefas repetitivas e burocráticas, permitindo centrar no apoio e aconselhamento aos seus clientes, papel este que poderá trazer maior valor para o negócio.


Que vantagens traz a contabilidade 4.0?

A Contabilidade 4.0 é já um conceito que está a chegar aos escritórios de contabilidade como forma deste setor se adaptar às novas exigências dos tempos em que vivemos.

Com esta transformação digital, são várias as vantagens que os contabilistas irão retirar de forma a conseguirem melhorar o seu trabalho e a tornarem o seu papel cada vez mais relevante e útil junto dos seus clientes.


– Agilidade na execução dos prazos

Com várias tarefas a passarem a ser executadas de forma automatizada ou simplificada, será possível processar dados e documentos de forma mais rápida, permitindo cumprir todos os prazos de forma mais simples.


– Foco no cliente

Com uma redução das tarefas manuais e repetitivas, os contabilistas ganham mais tempo para se centrar onde podem trazer maior valor aos seus clientes.
Através de uma análise detalhada à atividade da empresa, é possível entregar aos gestores alguns insights importantes que permitem apoiar na tomada de melhores decisões.


Mobilidade

Através do acesso a novas ferramentas baseadas em cloud, será possível aos contabilistas trabalhar a partir de qualquer lugar como se estivessem no escritório.

Desta forma, será possível dar uma resposta muito mais rápida e personalizada aos clientes, uma vez que todos os dados estão disponíveis através de qualquer lugar e qualquer dispositivo.


Ferramentas que podem ser o seu maior aliado

Gradualmente, são cada vez mais as plataformas e ferramentas à disposição dos contabilistas certificados, para que estes possam desempenhar de forma mais otimizada o seu trabalho.

Muito do trabalho que era até aqui realizado de forma manual começou a ser automatizado, algo que tem ajudado a reduzir as múltiplas burocracias características desta função.

Fique a conhecer algumas das ferramentas que irão ajudar a simplificar o trabalho dos contabilistas.


– Ferramentas Cloud

A pandemia que vivemos atualmente veio intensificar a aposta no trabalho remoto, algo que se apontava há algum tempo como uma tendência.

De forma a permitir a execução das tarefas longe do escritório de contabilidade, tornou-se essencial para as empresas passarem a utilizar soluções cloud, tanto para armazenamento de dados, como para a gestão dos processos contabilísticos.

Através das ferramentas cloud é possível armazenar dados para aceder a partir de qualquer lado, assim como manter guardado um backup de toda a informação com o elevado nível de segurança.
Desta forma, é possível ao contabilista aceder a toda a informação à distância, podendo trabalhar a partir de casa ou das instalações do cliente.


– Faturação e assinatura digital

De forma gradual, a adoção da faturação eletrónica e a assinatura digital por parte das empresas começa a ser cada vez mais generalizada.
Através do uso destas ferramentas, será possível simplificar a receção, processamento e integração dos documentos. Desta forma, será possível poupar tempo no lançamento de faturas, uma integração automática com os softwares de faturação e gestão e a redução no consumo de papel.


– Inteligência artificial

Os softwares de faturação e de gestão estão hoje cada vez mais repletos de funcionalidades desenhadas para apoiar o trabalho dos contabilistas certificados.

Através do uso da inteligência artificial, será possível um tratamento cada vez mais automatizado dos dados, assim como a realização de alguns cálculos mais complexos que hoje têm de ser feitos de forma manual.

Desta forma, é possível uma análise mais detalhada do desempenho da empresa, obter insights mais completos e conseguir antever alguns cenários que poderão ser vantajosos para o futuro dos clientes.

Com este novo conceito da Contabilidade 4.0, será possível aos contabilistas adaptarem-se a uma nova era tecnológica onde a inteligência artificial e as plataformas irão substituir várias das tarefas repetitivas que hoje são realizadas de forma manual.

Os contabilistas certificados irão assim readaptar a sua função de forma a trazerem cada vez mais valor aos seus clientes e a tornarem-se verdadeiros conselheiros na hora destes tomarem decisões importantes para os seus negócios.

Esta evolução irá impor alguns desafios aos profissionais de contabilidade, de forma a adaptarem-se a esta nova realidade e a captarem cada vez mais conhecimento, mas irá permitir tornar o seu trabalho mais eficiente, simples, relevante e especializado.

Se gostou deste artigo, aproveite a aprenda como gerir os seu Escritório de Contabilidade à distância, como o apoio de tecnologia aqui.

Fonte: Accounting Summit


Escritório Inteligente: ferramentas ideal para otimizar suas rotinas contábeis

Porém, para otimizar suas rotinas contábeis é necessário ter uma ferramenta que facilite o seu dia a dia e te da segurança para trabalhar os dados de forma assertiva.

Por isso, apresentamos as soluções do Escritório Inteligente, para otimizar o seu processo. Com a gente você terá a real integração contábil e a velocidade nos processos terceirizados.

Com as ferramentas que o Escritório Inteligente oferece, você conseguirá entregar também o serviço de BPO Financeiro e Recuperação de Créditos Tributários para o seu cliente de maneira rápida e simples.

– EiApp

Aproximar o contador de seu cliente é o objetivo do eiApp. Lançado em outubro, o app é gratuito para clientes do contador e vem com funcionalidades que substituem, por exemplo, a troca de e-mails, o serviço de entrega de documentos e entre outras. O eiApp está disponível para iOS e Android.

“Nosso diferencial é a disponibilidade da informação. O contador e seu cliente tem disponíveis os dados do seu negócio na palma de sua mão”.


Clique e solicite uma apresentação sem compromisso!







O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é blog-telegram-transforme-sua-contabilidade.png

Inscreva-se no Canal Telegram “Transforme sua Contabilidade” e fique atualizado.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais lidos

Leia Mais

Siga-nos

No posts found

Escritório Inteligente 2019 © | Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela C3dweb

11. 4522-3466 | 11. 98978-4065

comercial@escritoriointeligente.com

Av. Henrique Andrés, 68 - Centro - Jundiaí, SP