Marketing e contabilidade: as novas regras do CFC

Encontrar um diferencial e atrair o cliente para você são desafios que o marketing está pronto para resolver. Mas, será que esta prática é permitida para escritórios de contabilidade? No texto abaixo vamos compreender as novas 5 regras do Código de Ética Profissional do Contabilista para a publicidade das empresas contábeis. Aproveite a leitura!


Um novo Código

Após muitos anos seguindo as mesmas diretrizes, em fevereiro de 2019 o Código de Ética Profissional do Contador recebeu atualizações. O conjunto de regras, que faz parte da Norma Brasileira de Contabilidade Profissional Geral (NBC PG 01), entrou em vigor em junho do ano passado e, além da alteração de questões mais abrangentes para a classe, como os deveres do contador, conduta e desempenho de funções, em sua nova versão apresenta uma área exclusiva de como valor e publicidade devem ser aplicados pelos contadores.

Separamos abaixo tudo o que você deve saber para investir no marketing do seu escritório da forma correta.


1. O conteúdo é a chave

“A publicidade, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, dos serviços contábeis, deve primar pela sua natureza técnica e científica, sendo vedada a prática da mercantilização.”

Conforme o Código a publicidade dos serviços contábeis deve priorizar a sua natureza científica, sendo proibida a mercantilização. Isso significa que o contador pode investir em tirar dúvidas, fazer postagens sobre notícias, curiosidades, mas nunca na venda direta dos seus serviços.


2. Menos é mais

“A publicidade dos serviços contábeis deve ter caráter meramente informativo, ser moderada e discreta.”

A publicidade dos escritórios deve levar informação e ser discreta. Ou seja, nada de criar promoções, blackfriday ou liquidações. Gerar conteúdo ainda é a melhor dica.


3. Cuidado com as fake news

“Cabe ao profissional da contabilidade manter em seu poder os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à mensagem da publicidade realizada dos seus serviços.”

Sempre que for fazer uma postagem, cabe a você checar a veracidade dos fatos, os dados técnicos e científicos que dão sustentação à sua mensagem. Na internet lemos muitas coisas, mas a maioria delas não possui embasamento, lembre-se sempre de checar suas fontes.


4. Siga as regras

“O profissional deve observar, no que couber, o Código de Defesa do Consumidor, especialmente no que concerne à informação adequada e clara sobre os serviços a serem prestados, e a Lei de Propriedade Industrial que dispõe sobre crimes de concorrência desleal.”

Não ofereça ao público aquilo que você não pode cumprir ou que não é permitido pela classe. Mantenha a ética e política de boa vizinhança em suas ofertas.


5. Respeito sempre

É vedado efetuar ações publicitárias ou manifestações que denigram a reputação da ciência contábil, da profissão ou dos colegas, entre as quais:

(a) fazer afirmações desproporcionais sobre os serviços que oferece, sua capacitação ou sobre a experiência que possui;

(b) fazer comparações depreciativas entre o seu trabalho e o de outros; e

(c) desenvolver ações comerciais que iludam a boa-fé de terceiros.

Manter um bom relacionamento com os colegas de classe, não denegrir a profissão contábil e fazer marketing visando sempre o respeito por todos é a principal dica. Coloque-se no lugar dos seus colegas de profissão antes de qualquer publicação que possa parecer duvidosa.

Para investir em marketing na empresa contábil é preciso seguir algumas regras da classe, mas como vimos acima, isso não significa que é impossível. Que tal começar agora?




Fontes: Portal de Contabilidade