O melhor processo para o Imposto de Renda: um review do Workshop Inteligente do mês

"A contabilidade do futuro é aquela que entende o consumo do agora" - Luciano Macario


Quando chega a época do Imposto Renda a rotina dos contadores acaba virando de cabeça para baixo. E se antes eles já sofriam com a falta de tempo (aqueles que ainda não são parceiros do Escritório Inteligente), nesse período nem precisamos falar mais nada. E é por isso que o nosso Workshop Inteligente do mês de abril foi pensado para ajudar naquilo que sempre é uma grande dificuldade dentro dos escritórios: o Processo. Vem acompanhar um resumo do conteúdo que compartilhamos por lá!  


Você tem tempo para fazer o IR do seu cliente?


Essa é uma pergunta que vai muito além do cumprimento de uma obrigação profissional. Tem a ver com a grandeza que você se propõe a fazer naquele dia. Primeiro, te convidamos a fazer algumas reflexões a respeito do seu dia a dia de trabalho: a contabilidade dos seus clientes está em dia? Você sente que está na mesma frequência do seu cliente? Para que você tenha alta performance, todas essas reflexões são extremamente importantes e necessárias.

E além disso, trazendo para um âmbito pessoal, você tem tempo livre para a sua família e para aquelas atividades que te fazem bem? Como você busca melhorar a sua qualidade de vida? 

Depois de fazer todas essas reflexões, o segundo passo é iniciar a definição dos Perfis de Clientes que você possui em seu escritório. Vamos ver como fazer isso! 


Como definir o seu Perfil de Cliente 

“Não há nada mais desigual que tratar com igualdade pessoas totalmente diferentes” - Luciano Macario. 

O segundo passo é iniciar a segmentação dos perfis de clientes da sua base em tribos. Isso se aplica para clientes recorrentes ou aqueles que fazem apenas o Imposto de Renda. Vamos dividi-los através do método ABC. 

Perfil A - Estratégico 

Performa em alto nível. É aquele cliente que te envia todos os documentos necessários, prevê ações futuras, é 100% automatizado, entende de estrutura, pessoas, caixa e compreende o real valor do contador. 

Perfil B - Tático 

É aquele cliente que entende a importância do contador e enxerga-o como alguém que pode ajudar, mas não tem a organização do cliente A. Faz o básico, porém não deixa de fazer. 

Perfil C - Operacional 

Este é o perfil que não entende a importância do contador e não tem organização financeira dentro da empresa, misturando pessoa física e jurídica, por exemplo. É o perfil o qual você tem mais dificuldade para o envio de massa e dados. 


Como fazer uma boa entrega de Imposto de Renda agregando valor?


1. Definição da Estratégia

Para uma boa entrega de Imposto de Renda agregando valor, é essencial definir a estratégia do seu negócio. Você precisa estabelecer claramente quais são os seus objetivos e metas. Afinal, o que você deseja alcançar? Quer apenas cumprir as obrigações legais ou está em busca de oportunidades para aumentar o faturamento?

2. Análise da Cadeia de Valor

Ao criar um fluxo de processo, é fundamental identificar e reter o que agrega valor para o seu negócio. Você precisa entender quais são as atividades que realmente contribuem para o seu sucesso e focar nelas. A análise da cadeia de valor permite identificar esses pontos-chave e otimizar os processos para garantir eficiência e qualidade na entrega.

3. Análise de Fenômenos

Outro aspecto importante é a análise de fenômenos. É necessário mapear quais são os processos que estão gerando insatisfação ou problemas atualmente. A partir dessa identificação, é possível implementar melhorias contínuas, buscando sempre a excelência na entrega dos serviços. Afinal, a melhoria contínua é essencial para manter a qualidade e a competitividade do seu negócio.

4. Criação do novo processo

Muitas vezes, o processo de entrega do Imposto de Renda pode ser um desafio para os escritórios contábeis. Duas dores frequentes são a falta de alinhamento da equipe com o propósito da entrega e a dificuldade em obter a documentação necessária dos clientes. Pensando nisso, confira o passo a passo desenvolvido por nosso CEO, Luciano Macario, para que o novo processo seja criado. 

Mapeamento do Perfil de Clientes e Equipe (ABC)

- Quantifique as entregas necessárias para cada perfil de cliente.

- Analise a quantidade de pessoas na equipe e distribua as responsabilidades de acordo com o volume de trabalho.

Triagem

- Desenvolva um checklist das entregas, destacando as informações e documentos necessários para cada tipo de declaração.

- Realize um treinamento com a equipe para elevar o nível de consciência sobre a importância da triagem na qualidade do serviço prestado.

Consulta

- Reserve um espaço na agenda para consultas com os clientes.

- Esclareça dúvidas e oriente os clientes sobre a documentação necessária e os prazos de entrega.

Check (Prévia de Envio)

- Realize uma prévia da declaração do cliente antes do envio.

- Esse é o momento mais consultivo, no qual o contador pode analisar a situação do cliente e oferecer orientações personalizadas de acordo com a sua realidade.

Envio

- Garanta a entrega da declaração do Imposto de Renda dentro do prazo estabelecido.

- Mantenha um canal aberto de comunicação com os clientes para esclarecer dúvidas e resolver eventuais problemas.

Para receber um e-book com esse checklist e todas as informações, envie “IR” em nosso direct do Instagram




Aqui no Escritório Inteligente oferecemos uma plataforma em nuvem para conversão de Dados, segura e fácil de usar, que converte as informações das empresas de forma inteligente e ágil, possibilitando integrar em qualquer sistema contábil. Conecta donos de negócio e empresas contábeis, por meio de uma das maiores iniciativas de transformação digital do segmento contábil no país, para que, juntos, tenham liberdade de realizar e agir mais estrategicamente em busca de alto desempenho e produtividade.

Acesse e saiba mais!