Como trabalhar com Recuperação Tributária?

Sabemos que quando se trata de coletar impostos, o Brasil oferece um menu completíssimo para empresas de diversos portes e segmentos. ICMS, IPI/ISS, PIS/COFINS… São tantas siglas e diferentes regulações que um deslize no meio desse impostômetro pode causar danos irreversíveis a qualquer negócio. Assim, a importância de uma gestão de tributos eficiente abre caminho para uma profissão que nunca foi tão necessária: o consultor tributário. Ele é o responsável por orientar as empresas na hora de acertar as contas com o governo, fazer um raio X da companhia para garantir que ela esteja usufruindo de todos os seus direitos legais e assegurar que o leão não esteja comendo demais nem de menos.


Qual a formação de um consultor tributário? 

Ficou interessado nessa área? Então, preste atenção! Se você possui um diploma em Contabilidade, Direito, Administração ou Economia, pode até considerar uma transição de carreira para consultoria tributária. Isso é o que diz uma pesquisa da Delloite realizada com 124 pessoas, em cargos de liderança na área fiscal, para mapear essa trajetória profissional. De acordo com o estudo, 67% dos participantes tem formação em Contabilidade, seguida de Administração com 16%, Direito (13%), Economia (3%) e Engenharia (1%). 

Esses números mostram a diversidade do ambiente tributário, uma vez que ele permeia entre fundamentos de contabilidade, auditoria ou jurídico. Diferente da maioria das profissões, não há um órgão regulador para o consultor tributário, tampouco um curso de graduação específica. Mesmo assim, uma condição fundamental para você, que deseja atuar como consultor tributário, é manter-se atualizado e aprofundar seus conhecimentos com especializações, já que o ambiente regulatório vive em constante transformação. 

Se de um lado, essas mudanças contribuem para fechar o cerco quando o assunto é sonegação fiscal, de outro, demandam das empresas mais atenção nas operações tributárias e profissionais cada vez mais qualificados, uma vez que um número mal apurado pode virar uma multa desnecessária. É nesse universo obscuro que você pode entrar como consultor tributário e mostrar a luz no fim do túnel. 


Como criar minha empresa de recuperação tributária do zero? 

É muito mais simples do que parece. A princípio, você precisa apenas de três itens essenciais: UM COMPUTADOR, TEMPO e FOCO. Isso mesmo! Se você já está munido de conhecimento técnico suficiente sobre recuperação tributária, já pode trabalhar em seu novo negócio – mesmo em paralelo com sua atividade atual. Isso te dá segurança financeira e permite levantar capital para investir na sua empresa até que ela caminhe com as próprias pernas e se torne rentável a ponto de você se dedicar 100% a ela. 


Como prospectar clientes?

Agora que você já sabe como começar sua empresa do zero, está na hora de mostrar que ela existe. E mais importante: mostrar para as pessoas certas. A prospecção de clientes é um elemento fundamental na sua estratégia de negócio, mas pode ser um tiro no pé se você apontar para o lado errado. Por isso, um bom começo é mapear o mercado e definir seu público alvo para entender suas demandas, além de identificar possíveis lacunas tributárias onde pode concentrar esforços. 

O campo de Recuperação Tributária é amplo e oferece diversas oportunidades, portanto, encontrar um nicho dentro de um regime tributário ou setor específico é uma estratégia eficaz para conquistar um status de autoridade e atrair mais clientes. É importante lembrar que a cada dia essa área traz uma novidade a ser explorada, o que contribui para manter sua carteira de clientes sempre ativa. Isso te permite até desenvolver novos produtos para os mesmos clientes. 

Outro ponto chave nessa etapa é investir em comunicação e marketing. Afinal, manter um diálogo eficaz e contínuo com seu público é o melhor caminho para construir credibilidade e pavimentar um caminho sólido e perene no universo da Recuperação Tributária


Como recuperar créditos tributários nas empresas do Simples Nacional?

Por meio do faturamento da empresa é possível verificar o quanto foi recolhido de PIS e COFINS e comparar os valores que foram apurados com os valores que deveriam ser apurados.

Esse processo pode ser muito mais rápido se você tiver a mão, uma ferramenta que faça isso de forma automática e simples. Tem surgido no mercado algumas ferramentas para o levantamento dos possíveis créditos, como o Recupera Créditos do Escritório Inteligente. Facilitando o profissional a realizar o trabalho por conta própria.

Com o essa ferramenta você pode fazer o levantamento de eventuais créditos dos últimos 5 (cinco) anos e a auditoria mensal para segregação das parcelas correspondentes à receita de venda de produtos sujeitos à tributação Monofásica e ST do PIS/Pasep e da COFINS. Uma solução ideal para evitar o pagamento indevido de tributos, conquistar clientes e, sobretudo, alavancar seus negócios.

A partir daí, é possível evitar que o pagamento do imposto que já está pago, seja efetuado de novo, além de poder solicitar a restituição dos valores pagos indevidamente.

Uma ferramenta simples que torna ágil, prática e segura a auditoria na venda de produtos monofásicos por empresas optantes pelo Simples Nacional, bem como a apuração de eventuais créditos oriundos de recolhimentos indevidos.

Para mais informações sobre a ferramenta Recupera Créditos, clique aqui.






Inscreva-se no Canal Telegram “Recuperação Tributária” e fique atualizado.

Compartilhe este post

Mais lidos

Leia Mais

Siga-nos

Escritório Inteligente 2019 © | Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela C3dweb

11. 4522-3466 | 11. 98978-4065

comercial@escritoriointeligente.com

São Paulo - Brasil