Conheça os riscos que o contador possui ao não automatizar processos

Os profissionais de contabilidade que, pelas mais diversas razões, ainda não automatizaram processos tampouco planejam realizar essa modernização, terão dificuldades para se manter no mercado. A robotização deixou de ser mera tendência para se estabelecer como realidade.

Ignorar esse processo “pode levar à obsolescência do serviço prestado”, de acordo com as palavras do especialista César Ávila, que é gerente de Contabilidade da ROIT. Com sede em Curitiba e atuação em todo o Brasil, a fintech é referência no mercado brasileiro pelo desenvolvimento de soluções em tecnologias da informação e o uso da inteligência artificial, em processos contábeis, financeiros e de recursos humanos.

Conforme ressalta Ávila, a automatização é o caminho a ser seguido por escritórios de contabilidade de todos os portes – inclusive os pequenos. A robotização diminui substancialmente o risco para a ocorrência de erros, aumenta a produtividade e, portanto, a qualidade do serviço. Assim, o investimento é recuperado, sublinha.

Além disso, adverte Ávila, escritórios e profissionais que não inovarem cada vez mais perderão espaço para a contabilidade on-line, ou para escritórios que investem em robotização e inteligência artificial.

Mas, quais devem ser os primeiros passos para se tornar um contador profissional que presta serviços automatizados?

O especialista responde que, para os interessados em iniciar o processo de automatização, primeiro é preciso estar aberto à inovação. Em seguida, procurar ler e estudar sobre o assunto.

“Há livros sobre gestão que indicam alternativas e caminhos para a automatização. Existem muitos materiais e cursos, na internet, inclusive, que fornecem esse conhecimento. E, claro, se atualizar, participar de eventos”, orienta.

Um recente levantamento da ROIT – em estudo finalizado no segundo semestre de 2020 – aponta que no Brasil há 70,4 mil escritórios de contabilidade regularizados. Para os próximos cinco anos, a ROIT identifica um potencial de mercado para esses escritórios: o atendimento a empresas inseridas no regime tributário Lucro Real. “Mas, para acessar esse mercado, será indispensável a automatização dos processos contábeis”, afirma César Ávila.

Fonte: Engenharia de Comunicação


Escritório Inteligente: ferramenta ideal para automatizar processos

Porém, para automatizar processos é necessário ter uma ferramenta que facilite o seu dia a dia e te da segurança para trabalhar os dados de forma assertiva.

Por isso, apresentamos as soluções do Escritório Inteligente, para otimizar o seu processo. Com a gente você terá a real integração contábil e a velocidade nos processos terceirizados.

Com as ferramentas que o Escritório Inteligente oferece, você conseguirá entregar também o serviço de BPO Financeiro e Recuperação de Créditos Tributários para o seu cliente de maneira rápida e simples.

– EiApp

Aproximar o contador de seu cliente é o objetivo do eiApp. Lançado em outubro, o app é gratuito para clientes do contador e vem com funcionalidades que substituem, por exemplo, a troca de e-mails, o serviço de entrega de documentos e entre outras. O eiApp está disponível para iOS e Android.

“Nosso diferencial é a disponibilidade da informação. O contador e seu cliente tem disponíveis os dados do seu negócio na palma de sua mão”.


Bom, com esse artigo você percebeu que é importante para o futuro da contabilidade atuar de forma estratégica e consultiva. As Soluções do Escritório Inteligente estão preparadas para te ajudar a atuar nessa perspectiva.

Clique e solicite uma apresentação grátis!






O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é blog-telegram-transforme-sua-contabilidade.png

Inscreva-se no Canal Telegram “Transforme sua Contabilidade” e fique atualizado.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais lidos

Leia Mais

Siga-nos

Escritório Inteligente 2019 © | Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela C3dweb

11. 4522-3466 | 11. 98978-4065

comercial@escritoriointeligente.com

Av. Henrique Andrés, 68 - Centro - Jundiaí, SP