Como o contador pode oferecer o serviço de consultoria visando a Recuperação de Crédito Tributário aos seus clientes

recuperação de crédito tributário é uma possibilidade muito bem-vinda, principalmente em tempos de pandemia, em que a prioridade dos seus parceiros é economizar e manter suas empresas saudáveis. E diante de tantos benefícios que a recuperação de crédito tributário pode trazer ao cliente, vender esse serviço de análise e planejamento, é um bom negócio. 

Imagine que, após anos pagando uma carga tributária de forma errada, surja um profissional contábil que consiga reduzir seus gastos e reaver esse valor. Mesmo que ele cobre um honorário mais caro por isso, o cliente consegue enxergar o valor desse serviço. Afinal, dizer ao empresário que ele pode reaver o dinheiro que foi recolhido indevidamente, soa muito bem.  

Então vamos entender como o contador pode começar a oferecer esse serviço aos seus clientes. 


1- Analise sua Carteira 

No decorrer desse conteúdo é possível entender que a base para a recuperação de crédito tributário é analisar os tributos pagos por essa empresa. E você tem em mãos todos esses dados, o que te permite enxergar quais clientes possuem problemas nessa área. 

Assim você pode focar nesses clientes e mostrar a eles esse novo serviço do seu escritório. Vale a pena utilizar um dos exemplos de pagamento indevido que encontrou para provar a ele o quão sua ajuda é necessária. 


2- Escolha bem seu primeiro cliente 

Após analisar sua carteira de clientes e encontrar aqueles que mais precisam da sua ajuda, tente optar pelo que possui o nicho que você tem maior conhecimento para começar esse novo projeto. 

Sabemos que a tributação no Brasil é algo complicado e até aqueles com anos de bagagem e experiência podem ter problemas em dominar o tributo de todas as áreas que atende. 

Por isso, começar com aquele que você tem maior domínio e profundidade de conhecimento ou até mesmo os que podem ter mais sucesso, como empresas de produtos monofásicos (autopeças, bebidas, cosméticos etc.) é mais seguro para começar. Assim as suas chances de criar um case de sucesso, podem ser maiores. 


3- Foque nos benefícios 

Agora que você escolheu seu cliente e agendou a reunião para apresentar o problema e como você pode solucioná-lo, foque nos benefícios que resolver essa questão pode trazer a empresa dele. 

No caso da recuperação de créditos, podemos destacar os seguintes benefícios: 

  • Geração de capital novo: o valor da restituição de pagamentos tributários indevidos pode ser investido na compra de novos equipamentos, em tecnologiamarketing ou na contratação de novos funcionários. Pode servir também para pagar dívidas ou até mesmo representar um lucro adicional para os sócios. 
  • Redução dos custos mensais: a empresa passará a pagar realmente aquilo que é devido, reduzindo seus custos sem que precise sonegar, dispensar funcionários e prejudicar sua área operacional, assim como a entrega dos seus serviços. 
  • Redução dos riscos fiscais: realizada a revisão fiscal e detectados os problemas, a empresa poderá alterar seus procedimentos para ficar em conformidade tributária, reduzindo os riscos de multas e, até mesmo, de responsabilidade criminal dos administradores. 

Quais as vantagens de oferecer um atendimento especializado visando a Recuperação de Crédito Tributário 

As vantagens são inúmeras, além de trazer um novo serviço que pode ser oferecido aos seus atuais clientes ou para empresas de fora de sua carteira, o que não faltam são ótimos motivos. 


Oportunidade de novos negócios 

O sistema tributário brasileiro é complexo e confuso e, como consequência disso, são poucos os empresários que possuem conhecimento de possibilidades como essa.  Isso pode ser uma grande oportunidade para o profissional contábil. 

Além disso, reduzir custos, entender mais sobre o seu negócio e manter sua empresa saudável é o foco da maioria dos empresários. Por isso, além de ser um mercado promissor, a recuperação de créditos pode ser exatamente o que o empreendedor procura. 


Aumento do honorário 

Ao oferecer um serviço de maior complexidade, você pode cobrar um valor maior de honorários aos seus clientes.  

Analisar tributos é algo que deve ser feito de forma minuciosa, levando em conta 5 anos de dados e cupons fiscais dessa empresa e, sem dúvidas, esse é um processo trabalhoso. 

Então, cobrar um honorário maior para poupar ou reaver um montante, muitas vezes significativo a empresa, justifica o aumento no honorário, sem deixar de mostrar o valor desse serviço. 


Dar a largada na contabilidade consultiva 

Uma serviço especializado visando a recuperação de créditos tributários do seu cliente pode ser a sua porta de entrada para uma contabilidade mais consultiva. Ou seja, você pode começar a ter um envolvimento maior com os seus clientes e mostrar a eles como um trabalho consultivo pode deixar esse tipo de problema bem longe do negócio dele. 


Crescimento do cliente 

Quando você ajuda o seu cliente a reduzir suas despesas e elevar a lucratividade, está contribuindo com o sucesso dessa empresa. E estimular o crescimento dos seus clientes é ótimo para manter boas parcerias em longo prazo. Por isso, ajudar o empresário a recuperar seus créditos tributários pode se transformar facilmente em um diferencial para fidelizá-lo


Pronto para este desafio? 

O mercado contábil está passando por uma grande transformação e, certamente, muitos dos seus concorrentes estão de olho nisso e focados em encontrar o que irá diferenciá-los.  

Portanto, é preciso entender seu mercado e procurar maneiras de prospectar clientes e fidelizar quem já está com você. E apesar de ser um grande desafio se dedicar a um novo serviço, ajudar seu cliente na recuperação de crédito tributário pode ser o seu diferencial. E espero que este conteúdo possa ajudá-lo a dar os primeiros passos nesta oportunidade tão promissora para o seu negócio!


Escritório Inteligente: ferramentas ideal para Contabilidade Consultiva

Porém, para entrar na Contabilidade Consultiva é necessário ter uma ferramenta que facilite o seu dia a dia e te da segurança para trabalhar os dados de forma assertiva.

Por isso, apresentamos as soluções do Escritório Inteligente, para otimizar o seu processo. Com a gente você terá a real integração contábil e a velocidade nos processos terceirizados.

Com as ferramentas que o Escritório Inteligente oferece, você conseguirá entregar também o serviço de BPO Financeiro e Recuperação de Créditos Tributários para o seu cliente de maneira rápida e simples.

– EiApp

Aproximar o contador de seu cliente é o objetivo do eiApp. Lançado em outubro, o app é gratuito para clientes do contador e vem com funcionalidades que substituem, por exemplo, a troca de e-mails, o serviço de entrega de documentos e entre outras. O eiApp está disponível para iOS e Android.

“Nosso diferencial é a disponibilidade da informação. O contador e seu cliente tem disponíveis os dados do seu negócio na palma de sua mão”.


Clique e solicite uma apresentação sem compromisso!







O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é blog-telegram-transforme-sua-contabilidade.png

Inscreva-se no Canal Telegram “Transforme sua Contabilidade” e fique atualizado.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Mais lidos

Leia Mais

Siga-nos

Escritório Inteligente 2019 © | Todos os direitos reservados | Desenvolvido pela C3dweb

11. 4522-3466 | 11. 98978-4065

comercial@escritoriointeligente.com

São Paulo - Brasil